Novo prazo de inscrições se estende até 10 de setembro
Foram prorrogadas, até 10 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). São ofertadas 6.485 vagas, em 37 campi, no processo seletivo para cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre de 2024. Do total de vagas, 3.840 são para cursos técnicos integrados, e 2.645 para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio.
Os inscritos podem realizar o pagamento da taxa de inscrição até 11 de setembro. O prazo se estende também para quem se inscreveu anteriormente e não efetuou o pagamento. As informações sobre o novo cronograma estão disponíveis na
Errata nº 02.
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico
processoseletivo.ifsp.edu.br, até o dia 10 de setembro. Cada candidato deve optar por um único curso e campus onde pretende estudar.
A seleção será por meio de prova, nas disciplinas de Português e de Matemática, cuja aplicação ocorrerá presencialmente no dia 22 de outubro, na cidade onde o candidato escolher estudar.
Para realizar a inscrição, há a cobrança de uma taxa de R$ 50 (para os cursos técnicos integrados) e R$ 20 (para os concomitantes ou subsequentes). Candidatos que estudaram o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada, e tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio, podem pedir a isenção dessa taxa até 11 de agosto. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 4 de setembro, seja por PIX, Cartão de Crédito ou GRU.
Quem pode fazer cursos técnicos integrados?
Os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP.
O que são cursos técnicos concomitantes e subsequentes e quem pode fazer?
Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola.
Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.
Não há limite de idade para estudar no IFSP! Esta é a oportunidade de fazer um excelente curso técnico. Escolha seu curso e aprimore sua formação.
No IFSP, 50% das vagas de todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos do ensino público brasileiro. As ações afirmativas também contemplam candidatos que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.
Para conferir todas as informações sobre o processo seletivo, leia o Edital nº.449/2023 e acesse
www.ifsp.edu.br/ps2024.Tupã - 80 vagasTécnico Integrado ao Ensino Médio
Eletrônica (40 vagas - período integral)
Eletrotécnica (40 vagas - período integral)
Presidente Epitácio - 160 vagasTécnico Integrado ao Ensino Médio
Informática (40 vagas - período integral)
Mecatrônica (40 vagas - período integral)
Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio
Edificações (40 vagas - período noturno)
Técnico em Sistemas de Energia Renovável (40 vagas - período noturno)