A vereadora Mônica Ferraz (PV) apresentou a Indicação n° 0121/2023 e o Requerimento n° 0247;2023 aprovado na Casa do Povo e acatados pelo Executivo que oferecerá 2.000 unidades de “Kit Lanche” por mês para pacientes e acompanhantes que necessitarem de transporte da Prefeitura nas viagens para exames e consultas em outras cidades. A iniciativa é digna de aplausos, por beneficiar a uma população vulnerável que viaja com conduções da prefeitura para Jaú, Dracena, Presidente Prudente, entre outras cidades, onde realizam exames, consultas e tratamentos. “Muitos desses pacientes não têm condições de levar alimentos ou dinheiro para comprar comida. Essa iniciativa vai ajudar muita gente a não passar dificuldades nas viagens”, explica a vereadora Mônica Ferraz (PV).
A vereadora Mônica Ferraz(PV), autora do projeto, comenta que “A iniciativa que apresentei na Câmara e ao Executivo, se baseou na necessidade dos pacientes e acompanhantes, que já existia há bastante tempo.” Foi uma luta para conseguirmos este benefício e fazer valer a Lei Federal existente que não estava sendo cumprida no município. Esta é mais uma melhoria no atendimento, que será um importante passo no processo de humanização da saúde, afirmou a vereadora, que contou com o apoio unânime dos vereadores e do vereador Paulo Cavalcante que durante a sessão pediu para assinar em conjunto.
A Prefeitura, através da secretaria de Saúde, fará em cada kit lanche, os seguintes itens: um bolinho de 90 gramas de chocolate ou baunilha, uma bebida láctea sabor chocolate e um pacote de bolacha “cream cracker.” Importante ressaltar que durante a aprovação desta Lei na Casa do Povo a vereadora Mônica Ferraz (PV) solicitou que inclua no “Kit lanche” uma garrafa de água mineral e também que se realize um “kit lanche especial” para as pessoas diabéticas e também, de acordo com a patologia que o paciente apresentar, seja montado o ‘kit lanche” com o apoio de um(a) nutricionista.
A intenção da vereadora Mônica Ferraz(PV) é a de humanizar o atendimento aos pacientes. Muitos deles passam por tratamentos dolorosos e necessitam de atendimento especial porque uma grande parcela deles sequer tem recursos para comprar uma água e essa iniciativa vai minimizar esse problema.
O “Kit Lanche – Mais Saúde como denomina a vereadora Mônica Ferraz(PV) ” é uma necessidade que minimiza o sofrimento dos usuários da rede pública de saúde – SUS, porque pacientes e acompanhantes ficam horas sem se alimentar, uma vez que saem de suas residências ainda de madrugada e retornam, muitas vezes, apenas à noite. Este é um programa que visa ampliar as políticas sociais, buscando a humanização do atendimento do paciente”, conclui a vereadora.