A amizade é uma das coisas mais extraordinárias na vida. Ter um amigo é partilhar alegrias e tristezas, sucessos e frustrações, perspectivas e decepções. Em uma amizade nós nos descobrimos, nos tornamos mais solidários e mais humanos. O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que as outras pessoas não teriam audácia de dizer sempre pensando no seu melhor. Ser amigo é aceitar o outro do jeito que ele é e respeitá-lo em suas escolhas. Vai muito além de concordar com tudo o que o outro faz.
Amizade é aquele enlaço que temos fora do círculo familiar, ou seja, que construímos a partir das relações com outras pessoas. Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente e torce por você. Um amigo divide com você os momentos bons, assim como os ruins, tanto os seus quanto os dele. Uma amizade verdadeira é estruturada por reciprocidade e afeto. Cada um demonstra do seu jeito, com suas características peculiares e essência individual.
Existem vários tipos de amigos. Aqueles que são engraçados, idealistas, os audaciosos, preocupados, protetores, consumistas, festeiros, comunicativos e os calados. E você, que tipo de amigo você é?
Com amigos aprendemos também outros valores, criamos habilidades de relacionamento, de interação e estabelecimento de vínculos que podem durar por toda a nossa existência. Em cada etapa da vida os amigos aparecem de uma maneira. Na infância descobrimos os amigos irmãos, aqueles que muitas vezes crescem com a gente, aprendem e descobrem coisas juntos. Na adolescência, é evidente a forma como a amizade assume um papel diferencial no contato com o outro. Os amigos são tão importantes e influentes, que podem induzir você por caminhos positivos ou negativos.
Na fase adulta experimentamos uma amizade mais intensa com as relações construídas nos diversos grupos sociais, como na igreja, no trabalho e na faculdade. Época esta, de uma grandeza sem igual, responsável por momentos únicos na vida de qualquer pessoa. Durante todos os anos de estudo você terá experiências incríveis, fará amigos na faculdade que muitas vezes estarão com você por toda sua existência.
Posso dizer com propriedade sobre a importância de cada amizade que construí durante a caminhada na igreja, trabalho e na faculdade. Minha primeira graduação, foi no ano de 2005, e até hoje carrego no coração cada um dos amigos que viveram esse momento comigo. Até aqui foram quatro anos de curso mais dezessete anos de formados, e o significado deles na minha história aumenta cada dia mais. Quando penso em tudo que vivemos, faço uma prece para agradecer cada momento e por tê-los até hoje em minha vida.
Os amigos fazem bem à saúde e a alma, são sinônimo de segurança, acolhimento, aconselhamento. Ter ou ser um amigo, é questão de escolha, ninguém nasce com seu círculo de amigos constituído, vai conhecendo e acrescentando pessoas em sua vida ao longo do tempo, o que torna tudo ainda mais especial. Se está sentindo saudade deles, isso mostra o quanto os ama e os valoriza e, mesmo com o distanciamento físico, conseguirão manter essa bonita conexão, até que possam se encontrar novamente.
As amizades quando são verdadeiras são para sempre. Ainda que existam dificuldades, impedimentos, distâncias ou discussões, a amizade tudo supera.
Não há obstáculo que consiga impedir uma amizade verdadeira, e mesmo que os amigos não se vejam ou falem durante anos, o sentimento está lá no coração de cada um. E apesar dessas circunstâncias, mesmo afastados, se algum precisar de apoio, de conforto ou um simples ombro onde chorar, o outro não hesitará em demonstrar sua amizade.
Assim é a amizade verdadeira, sempre eterna e poderosa. Um sentimento bom que torna nossas vidas mais fáceis e alegres e o mundo um lugar mais belo.
Afinal, você sabe o significado de uma amizade? Segundo Aristóteles: “É uma única alma habitando dois corpos.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari