Ponte Hélio Serejo
São Paulo/Mato Grosso do Sul
A ponte Hélio Serejo é uma ponte rodoviária sobre o rio Paraná, entre os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Construída em concreto protendido e inaugurada no fim de 1964, a ponte tem 2.550 metros de extensão e, até a inauguração da ponte Rio-Niterói era a mais extensa do Brasil. Foi projetada e construída pelo engenheiro Sergio Marques de Souza.
A ponte Maurício Joppert foi construída em 1964, mudou seu nome para Hélio serejo após sansão da lei 12.610 de 10 de abril de 2012 sancionada pelo vice-presidnete Michel Temer no exércíco do cargo da presidente Dilma Roussef.
Com 33 livros publicados, Hélio Serejo era um poeta, escritor e cronista, que integrou a Academia Mato-grossense de Letras. Nasceu na Fazenda São João, no município de Nioaque, mas cresceu em Ponta Porã. Ele começou a escrever em jornais do interior com 13 anos de idade.
Ele era um literário que abordava questões do jornalismo, da história, da antropologia. Sua obra pode ser classificada como regionalista. O escritor morreu em 2007.
Após o a construção da UHE Sergio Mota, o nível do rio Paraná foi elevado. Com isso formou-se um lago. Hoje o espelho d'água e a ponte formam um cartão postal compartilhado por Presidente Epitácio-SP e Bataguassu-MS.