O Sol pode ser definido de diversas maneiras, como, símbolo da vitalidade, vida, calor, força, alegria e esperança. Eu defino como plenitude! Afinal, nas antigas civilizações, o sol representava fertilidade e tudo que tem relação com a vida.
Sou natural de uma cidade que oferece todos os dias um espetáculo ímpar ao nascer e pôr do sol. Tem coisa mais encantadora? Recordo que em certo momento da vida, precisei sair dessa cidade e ir em busca de novos ares e oportunidades. Tive que sair da minha zona de conforto, para tentar uma vida mais promissora e ter o meu lugar ao sol. Essa nova fase me oportunizou admirar ainda mais o astro rei, dessa vez, sem a presença de um belo rio e belezas naturais. Conheci os encantos do sol de um ângulo muito diferente, rodeado de prédios, ruas desconhecidas e muita agitação. Tudo bem distinto do que eu estava acostumado, mas mesmo assim, lá estava ele, esplendoroso, mostrando que rei que é rei, nunca perde a majestade, mesmo que o reinado mude para uma rua onde quase não passa ninguém.
Em cada nascer e pôr do sol há um encanto, há encontros e há desejos e planos. Ah! Como gosto de admirar esse espetáculo chamado pôr do sol! Momento onde apaixonados se encantam, se encontram, se desligam do celular ou apenas o utilizam para registros fotográficos de um momento único de contemplação das belezas que a natureza nos proporciona.
De um canto qualquer das ruas de uma cidade grande, ao brilho no lago formado pelo Rio Paraná na Estância Turística de Presidente Epitácio, a cidade agraciada com o título de pôr do sol mais bonito do Brasil, vejo no pôr do sol uma poesia constante que transmite em seus versos novas oportunidades, gratidão e humildade. Percebo em cada entardecer que a natureza realiza o seu espetáculo sem se preocupar com os que admiram ou não. Talvez esse seja o segredo que o faça brilhar todos os dias e sempre estar em evidência!
Acredito que o sol está dentro de cada um de nós e podemos demonstrar essa luz através do sorriso, do carinho, do respeito, da educação e principalmente quando irradiamos bondade e não prejudicamos o próximo. A humanidade às vezes é desumana e má, mas o nascer do sol todos os dias, nos mostra que existe esperança em um mundo melhor.
A magnitude do sol pode ser entendida com diversas metáforas. Em cada pôr do sol, podemos nos despedir de tudo o que não fez sentido no nosso dia. Podemos interpretar que no dia seguinte teremos uma nova oportunidade e que mesmo que existam problemas, haverá uma nova chance para sermos felizes.
O sol é tão grandioso, que diariamente ele nasce e brilha para que todos tenham luz. Augusto Branco, uma vez disse: “Sejais nobres como o Sol, que tem a humildade de emprestar a sua luz para que outros possam brilhar também”.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari