O Dia Nacional do Turismo oficializado em 2012 pela Lei 12.625/2012, é uma alusão ao dia 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque, dando origem a Parque Nacional do Iguaçu. Essa data exalta a importância da atividade turística como atividade econômica e responsável por gerar milhares de empregos em todo o país.
O Turismo é um setor importante da economia brasileira, responsável pelo desenvolvimento de muitas localidades. Quando um município investe em turismo e promove medidas para a instauração de bens que permitam uma maior atratividade, além de fornecer condições para a acomodação de visitantes, há uma visível mudança em seu padrão econômico. A questão mais evidente quando aumenta a demanda turística de uma região é a geração de empregos, que podem ser diretamente ou indiretamente relacionados à área. Além do enriquecimento cultural gerado pela interação dos diferentes povos.
A indústria do turismo é a que mais cresce no mundo, sendo responsável também por garantir o funcionamento de outros setores da economia.
Podemos dizer que o turismo é uma atividade contemporânea, capaz de vislumbrar uma forma de dinamizar a sociedade e gerar riquezas.
Existem vários tipos de turismo, a depender da característica principal local que proporciona a atratividade de um determinado destino. Há, por exemplo, o turismo religioso, o de negócios, o de lazer, o de contemplação, o de aventura, o de saúde e muitos outros. Para melhor entendimento, podemos exemplificar com a vocação natural da Estância Turística de Presidente Epitácio, que se destaca com o turismo de pesca e o turismo náutico, oportunizado pelo grande lago formado pelo Rio Paraná.
Apesar das dificuldades que o setor vivenciou nos dois últimos anos, quando enfrentou um dos maiores desafios de sua história, devido a pandemia causada pela Covid-19 e as restrições a ela relacionadas, em 2022 espera-se mesmo que lentamente uma retomada das atividades, como já é possível observar através da movimentação de pessoas e realização de grandes eventos como o carnaval. Então, não falta motivos para comemorarmos essa data com otimismo, pois todos nós também somos turistas em algum momento.
A cada viagem que realizamos temos uma nova e única experiência, iniciando pela escolha do local, em seguida nos deparamos com situações inéditas e que poderão nos marcar para sempre. Descobrir lugares indescritíveis, paisagens inimagináveis e costumes diferentes, faz com que a experiência se torne muito mais do que uma visita a um determinado local, ela se torna única e inesquecível, afinal, viagens nos ensinam a ser menos materialistas e mais humanistas. O desapego material já se inicia no momento de fazer as malas, onde não podemos levar tudo o que queremos e precisamos optar pelo essencial. Quanto mais longa for a viagem, menos bagagem temos que levar. Ao viajar percebemos que precisamos somente do fundamental, e que o resto serve somente para ocupar espaço. Aprendemos que os bens materiais servem apenas como uma lembrança, e que as experiências e amizades são o que que verdadeiramente nos faz feliz.
Com isso, podemos perceber o quanto viajar pode nos fazer mais felizes. A cada novo passeio, mais confiança e felicidade são alcançadas. Por isso, não hesite em comemorar essa data que nos faz refletir sobre a importância do turismo para toda a humanidade.
Robert Louis Stevenson uma vez disse: “Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é se mover”.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari