O ato de agradecer parece tão simples, não é? Porém, este é um exercício que, muitas vezes, deixamos de lado. Na correria do dia a dia, acabamos dando mais valor às coisas ruins que nos acontecem. Mas com um pouquinho de atenção, é possível inserir a gratidão em nossas vidas.
Ser grato é uma das coisas mais belas e prazerosas da vida! Uma pessoa grata está sempre de coração cheio, dizendo palavras acolhedoras e otimistas a todos que se aproximam dela.
Somente a gratidão é capaz de abrir os nossos olhos para vermos que temos mais do que precisamos, e que podemos repartir e distribuir bons sentimentos, desses que só nascem de um coração agradecido.
É muito comum ouvir reclamações e pessoas choramingando porque não têm aquilo que gostariam de ter. Outras ficam ressentidas, pois acreditam que o sucesso só está disponível para um número restrito de pessoas. Precisamos ter consciência de que temos exatamente aquilo que externamos ao universo, nem mais nem menos. Aprendi que se você quer mais da vida, precisa oferecer mais. Se quiser ser valorizado, precisa dar mais valor aos que estão próximos, se quiser ser mais feliz, ajude outros a serem felizes também.
Só um coração grato reconhece o amor e o cuidado de Deus em sua história. Pare e pense: quanta coisa boa já aconteceu com você? Quantos livramentos você já teve? Quantas pessoas partiram com a pandemia da Covid-19, e você está onde? Se estiver lendo este texto, é sinal que está vivo. Quer motivo melhor para agradecer?
Eu agradeço em todos os momentos. Agradeço por aquilo que já tenho e também por aquilo que está por vir, afinal, se não acreditarmos que vamos alcançar nossos objetivos, melhor nem começar.
Toda vez que você agradece, é acesa uma chama de energia positiva de que está tudo bem, de que as coisas vão acontecer. Isso é fé! Ao reclamar daquilo que não tem, acaba atraindo para si mais do mesmo. Mas lembre-se, desejar o que o outro tem, não é acreditar, é inveja e esse sentimento apenas lhe puxa para trás.
Em vez de ficar pensando que o emprego do outro é melhor que o seu, passe a agradecer o fato de você ter um emprego, lembrando-se que muita gente não dispõe dessa oportunidade. Ao invés de reclamar que a comida estava ruim, agradeça o fato de você ter comida, tendo ciência de que muitos outros não têm.
Quando falo em agradecer, me refiro àquele agradecimento interno, não o agradecimento em que você vai até outra pessoa e diz gratidão, embora esse gesto também seja importante. Neste momento o ponto em discussão refere-se aquelas ocasiões em que você para e pensa consigo mesmo “Sou grato por ter comida para comer; Sou grato por ter uma casa para morar; Sou grato por ter saúde etc”.
Se você acredita em Deus pode fazer esse agradecimento à Deus durante o seu tempo de prece todas as noites. Esse é um dos formatos que eu pessoalmente adoto. Ao deitar e ao despertar faço a minha prece e inicio agradecendo pela vida, pelos meus antepassados, pela casa que me abriga e por ai vai.
Diversos estudiosos revelam que a gratidão também é altamente benéfica para a saúde e para os relacionamentos, além de nos aproximar do sagrado. Zibia Gasparetto, uma vez disse: “A gratidão é um sentimento de amor que eleva o espírito e nos une a Deus”.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari