A Prefeitura de Presidente Epitácio inicia nesta segunda-feira (10 de janeiro) a nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), a primeira fase deste ano. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.
O levantamento, que é feito pelas equipes do Controle de Vetores (COVEPE), também possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água), mais comum em cada região.
A campanha ocorrerá seguindo metodologia preconizada pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias). Serão sorteadas em toda a zona urbana do município, aproximadamente 900 imóveis, sendo:
Área 1 – 600 imóveis
(Centro, Monte Castelo, Jardim Tropical, Tibiriçá, Vila Maria, Renascer, Alto do Mirante l e ll, Jardim Real, Jardim Primavera, Estrada Helvécio e Jardim das Paineiras).
Área 2 – 300 imóveis
(Vila Palmira, Centro, Pátio da FEPASA, Vila Martins, Village Lagoinha, Jardim Campo Grande, Cruzeiro do Sul, Vila Esperança, Novo Lar e Hosoume).
As áreas a serem trabalhadas são sorteadas por um sistema específico e norteiam a distribuição dos agentes para as vistorias nos imóveis. Em Paralelo a ação em campo, vai ocorrendo a alimentação do sistema, para que os dados sejam analisados e então calculado o índice de nosso município.
Vale ressaltar que o índice tolerado está entre (0,0) zero e (1,0) um ponto.
Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas estratégias mais adequadas para prevenção e eliminação dos recipientes e consequentemente dos focos, bem como ações educativas que consigam sensibilizar a população quanto a real necessidade dos cuidados com seus quintais. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.