A forma como você vê as pessoas, as circunstâncias e até mesmo o mundo dizem muito mais sobre quem você é, do que a situação em específico. Há pessoas que ficam felizes ao acordar cedo, e outras amaldiçoam serem obrigadas a levantar. A situação é praticamente a mesma, mas a reação é totalmente diferente. A energia que você alimenta e a forma que você vê o mundo, muda a sua reação, muda você, muda o seu dia.
Embora compartilhemos um mundo comum, as formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa para outra. Antes de pensar em prejudicar alguém, pense duas, três, infinitas vezes, porque nada fica sem resposta. No momento certo, a vida devolverá tudo aquilo que fizemos para aqueles ao nosso redor, pois a lei do retorno é infalível.
É essa lei que nos faz colher coisas boas quando desejamos o bem, somos empáticos e temos um bom coração, e também é ela que coloca as lições em nossas vidas, quando usamos o nosso tempo para prejudicar o outro.
Pessoas maquiavélicas arquitetam seus planos e agem, sem o mínimo de respeito e consideração, apenas pensam em seu próprio interesse e não ligam se para isso precisarem prejudicar o outro. No entanto, as suas maldades não duram para sempre, tudo tem uma hora para acabar. Na vida nós plantamos e colhemos, e a colheita daqueles que semeiam a maldade é muito rigorosa. A verdade é que, um dia a conta chega!
Todas as coisas ruins que essas pessoas colocam na vida de outras à sua volta lhes retorna, de uma forma muito intensa, para que possam aprender a lição. Existem muitas pessoas maldosas no mundo, temos exemplos bem perto de nós. Algumas vezes podemos pensar que as suas atitudes ficam impunes, porque parecem estar sempre sorrindo e circulando tranquilamente por diversos ambientes, mas é por ainda não ter chegado o momento exato da colheita. A alegria das pessoas que fazem o mal para os outros nunca é duradoura, porque não é possível alguém ser inteiramente feliz enquanto outros estão sendo vítimas de suas armações. A vida não funciona dessa maneira. Portanto, se você já teve em sua vida alguém que lhe fez muito mal, ou conhece uma pessoa que está sempre arquitetando maldade ao seu redor, tenha a certeza de que isso não continuará para sempre. Logo chegará o momento das consequências e, com certeza, elas serão tão duras quanto às próprias perversidades. A vida nunca deixa nada passar em branco, nem as coisas boas, nem as coisas ruins.
Creio que a psicopatia seja uma das explicações do comportamento de pessoas que sentem prazer em causar contendas ou constrangimento a outras. Normalmente são indivíduos incapazes de sentir empatia pelos seus semelhantes. No entanto, essas pessoas que executam a maldade quase nunca se arrependem, são incapazes de pedir perdão, de se retratar, mesmo quando sabem quais são os seus erros e mentiras, pois acreditam que sempre estão certas. São pessoas que escolhem fazer o mal, prejudicar, manipular e controlar a situação. Geralmente posam de coitadinhas, de vítimas quando, na verdade, são os opressores e atormentadores emocionais.
Vivemos em um mundo no qual o mal parece ser gratuito e incessante. O único jeito de vencermos a maldade é com a bondade do nosso coração. Então, que sejamos generosos, que possamos ser o melhor de nós para o outro e sermos verdadeiramente a expressão de Deus para o mundo. Mas e os ataques? Faça o que diz a atriz Heloisa Perissé: “Eu primo pela paz, podem me atacar que eu não vou revidar”.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari