Uma das grandes verdades que temos na vida, é que definitivamente colhemos o que plantamos. Se você semear o bem, tiver empatia e fizer por merecer, certamente o universo devolverá coisas boas. Talvez não das pessoas que você imagina, mas muitas vezes de quem você menos espera. Mas o que verdadeiramente importa é você ter a consciência de que tudo tem o seu retorno. Da mesma forma que se você desejar o mal para o próximo ou manipular situações para ter vantagens à custa da infelicidade do outro, o retorno vem, e às vezes em uma velocidade inimaginável.
A nossa vida é feita de plantar e de colher, ou seja, tudo o que plantamos iremos ter a colheita. Certa vez ouvi que quando uma pessoa se levanta contra nós, não devemos nos preocupar, pois sua energia negativa não surtirá efeito, mesmo quando essa pessoa tentar de toda forma te denegrir, em suma, temos que nos preocupar sim, com o que temos plantado e não com o que o outro está plantando.
Quando falam mal de você, te atacam ou tentam te desmoralizar, só tem uma explicação, é porque o que você está fazendo tem se destacado e tem chamado a atenção de quem não tem capacidade nem merecimento, pois se estão falando de você é porque suas atitudes de sucesso estão incomodando. Outra verdade, é que raramente iremos ver alguém que esteja em uma posição melhor e bem sucedida, falar mal de nós, pois quem está acima, não perde tempo com contendas, afinal está crescendo e evoluindo, enquanto “os porcos, fuçam na lavagem”. Então, quem se incomoda com você é quem está abaixo ou apoquentado com o seu desenvolvimento, e a forma que essa pessoa tem de te atingir é caluniando sua imagem.
Quem é justo, antes de julgar busca a verdade e não compra a ideia do opositor. Por isso, digo que, quem te admira de verdade não fica esperando uma explicação, pois com certeza essas pessoas se permitiram te conhecer e compreender o seu caráter, sem se deixar se levar por intrigas de pessoas que estão estagnadas no tempo e não sabem fazer nada mais do que inventarem mentiras.
Existem ainda as pessoas que mesmo sem motivo, não gostam de você. Essas pessoas já têm um pensamento formado a seu respeito, então não perca tempo tentando convencê-las, pois a opinião delas está formada e o que você falar não irá mudar nada.
Gosto de pensar que sempre tenho a oportunidade de realizar minhas escolhas, e ser responsável por elas. Costumo sempre fazer um balanço da minha trajetória e atitudes, e me sinto tranquilo quando percebo que o resultado é bom, e que tenho aproveitado cada plantio para semear boa semente.
O mundo precisa de pessoas que plantem sinceridade, respeito e amor nos canteiros da vida, só assim conseguiremos reverberar generosidade, sabedoria, paciência e ternura para que seja gerado um jardim florido e perfumado durante nossa existência.
Então, atente-se ao que você está semeando! Existe um Provérbio Chinês que diz: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari