De onde vem a energia? Como ela é distribuída, armazenada e utilizada? A nova temporada da competição de robótica educacional FIRST LEGO League (FLL), batizada de SUPER POWERED, traz esses questionamentos para que as equipes participantes possam buscar as respostas e propor soluções criativas para um futuro energético inovador. E o primeiro torneio da temporada acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro na unidade do Sesi em Presidente Epitácio. São esperados cerca de 700 participantes entre técnicos e estudantes das escolas Sesi de todo o Estado de São Paulo, além de juízes e equipe de apoio.
O Sesi-SP organiza os torneios de robótica da FLL há 14 anos e desde que levou as competições para Presidente Epitácio alcançou os seus melhores resultados nacionais e internacionais. “Por esse motivo, chamamos o Sesi Epitácio de ‘a casa da robótica’ no Estado”, diz Ivanei Nunes, supervisor técnico educacional e um dos responsáveis pela organização do evento.
Para que houvesse uma boa dinâmica, o torneio foi dividido em dois momentos: o primeiro, denominado Regional SESI 1, contará com 44 equipes de robótica formadas por alunos do Sesi-SP que disputarão entre si nos dias 5 e 6/12. Na sequência, a Regional SESI 2 vai reunir outras 44 equipes que irão competir nos dias 7 e 8/12. Os vencedores seguirão para as próximas etapas (regionais e nacional) que ocorrerão em 2023.
“Queremos proporcionar uma experiência inesquecível aos participantes quanto ao aprendizado, mas também no lazer que a unidade do Sesi em Epitácio proporciona”, destaca Ivanei. “Logo após o encerramento desta competição, seguiremos com a preparação das equipes classificadas para a participação na etapa nacional, que ocorrerá em março de 2023 em Brasília, DF”, conclui.
Sobre a FIRST LEGO League (FLL)
A FIRST LEGO League é uma competição de exploração científica, voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos, realizada em parceria da Fundação FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) com o Grupo LEGO. No Brasil, a FLL é operada pelo departamento nacional do Sesi – Serviço Social da Indústria, sendo as regionais Sesi nos Estados responsáveis pelas etapas locais.
Ao longo de toda a temporada, os participantes, estudantes de escolas públicas e particulares, aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, além de construir e programar robôs com blocos de montar (LEGO®) para cumprir as missões determinadas pela organização do campeonato.
Acesse o link para ver o vídeo: Competição de robótica reúne alunos de todo o estado em Presidente Epitácio