É muito prazeroso reencontrar os nossos amigos, isso faz um bem inimaginável. Eles são a família que escolhemos, são as pessoas com quem estabelecemos vínculos mais significativos e duradouros durante a vida. E, em cada etapa dessa jornada, eles têm um papel importante para o nosso desenvolvimento, seja psíquico ou social. Na infância eles ajudam na socialização, na adolescência eles contribuem para a construção da nossa identidade, na fase adulta são como alicerces em muitos momentos, e quando idosos, eles são fundamentais para amenizar a solidão.
As amizades também são essenciais para que possamos externar sentimentos de afeto e amor, o que é fundamental para a nossa saúde mental. É um tipo de relacionamento que nos ajuda a sermos mais humanos em nossas vidas, afinal, estabelecer conexões é algo tipicamente compassivo como seres sociais que somos, precisamos dessa interação para nos sentir validados e acolhidos.
Com o passar do tempo, é comum que os caminhos entre amigos sigam por rotas diferentes e muitas amizades fiquem no passado. Seja como for o vínculo, como qualquer relacionamento, precisa ser cultivado para que permaneça vivo.
Na rotina corrida que levamos, é bastante comum deixarmos para marcar um encontro, fazer uma ligação ou mesmo enviarmos uma mensagem para depois, mas muitas vezes, esse depois nunca chega, por isso temos que estabelecer prioridades sobre o que desejamos. Em qualquer tipo de afinidade os dois lados têm que investir na relação e isso inclui abrir espaço na agenda para um café, um tereré, um momento para conversar, desabafar ou pedir conselhos, e não tem desculpa nem para quando está distante, pois com os recursos disponibilizados pela tecnologia, podemos agendar uma conversa de vídeo ou marcar uma ligação ao telefone em algum momento em que os dois possam dialogar. Tente fazer isso de forma regular sem esperar um grande motivo, isso fortalece ainda mais o vínculo.
Celebrar momentos importantes é essencial em uma amizade, especialmente quando queremos dividir a emoção do momento, seja ela boa ou ruim, afinal, precisamos saber que não estamos sozinhos. Queremos amigos que entenda quem somos e validem nossa importância na sociedade, aumentando nossa sensação de pertencimento aos círculos sociais.
Um dos princípios básicos da amizade são a lealdade e a sensação de proteção que esse relacionamento gera em nós. O reconhecimento por tudo que um amigo fez ou faz por você, também é imprescindível para a manutenção de uma amizade. Desentendimentos são absolutamente normais, especialmente em amizades de longas datas. Nesse momento, vale respirar fundo e tentar conversar para chegarem a um acordo. Vale ainda focar no carinho e nos bons momentos que passaram em toda a história de vida juntos. Quando divergimos, tendemos a desqualificar qualquer coisa que a pessoa fale e esquecer o que foi feito de bom pela outra parte, e um minuto de descontrole pode destruir anos de amizade, por isso a importância de sermos mais tolerantes e saber ouvir os argumentos do outro de coração aberto.
Existem amizades que duram meses, décadas ou o tempo de uma vida, mas cabe a cada um, saber conduzir. Um exemplo é a conexão estabelecida entre a turma da minha primeira graduação, que em 2022 comemora 20 anos de amizade, o curso terminou há mais de 16 anos e ainda nos reencontramos para relembrar os bons momentos, para rir das bobeiras da juventude ou simplesmente para saber como o outro está. Nesses reencontros normalmente participam juntos os novos agregados pelas famílias que foram formadas e alguns professores da faculdade. A vontade é voltar no tempo e reviver tudo aquilo novamente, pois tínhamos a certeza que não estávamos sozinhos. Mas para que esse vínculo continue forte após todos esses anos, o segredo e cuidar um do outro, mandar uma mensagem no dia do aniversário, parabenizar pelo nascimento de um filho, compartilhar uma conquista e alegrar-se com a vitória do outro ou até mesmo quando perceber o silêncio ou ausência, enviar uma mensagem e dizer: “Estou por aqui”.
Enfim, para uma amizade não ser instantânea, pequenos gestos que nos lembrem do carinho do outro por nós, faz muita diferença. Para isso, não é necessário evidenciar com bens materiais de alto valor e sim uma mensagem aleatória carregada de sentimento, ou um simples objeto que te fez lembrar-se de alguém durante uma viagem tem o poder de demonstrar a importância da pessoa para você ou vice-versa.
Padre Fábio de Melo, uma vez disse: “Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis. Mas não! Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade! Porque em um momento difícil qualquer um se aproxima de você. Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade”!
Até a próxima!
Wantuyr Tartari