Você tem o hábito de reclamar de tudo ou conhece alguém assim? Se é você a pessoa que sempre reclama, talvez não se dê conta do quanto isso é desagradável. Entretanto, se convive com alguém assim já deve ter entendido que a reclamação é extremamente danosa, tanto para quem a pratica quanto para aqueles que estão ao seu redor.
O reclamão tende a generalizar todas as circunstâncias. O problema está na maneira como ele interpreta a realidade. A pessoa que muito reclama, pode ter sentimento de rejeição ou baixa autoestima, comportamento este que se torna um traço de personalidade. Pessoas com esse perfil, geralmente são absolutistas e pouco flexíveis, o que acaba trazendo muita infelicidade.
Você se enquadra nas características de um reclamão? Para analisarmos melhor esse perfil, o interessante antes de fazer uma reclamação, é parar e pensar se aquilo é realmente necessário ou se vai magoar alguém. Às vezes, é melhor ficar calado do que resmungar sem desenvolver empatia pela situação. Observe se as pessoas ao seu redor estão dizendo que você está exagerando nas reclamações. O ideal é que antes de reclamar de algo, tente resolver o problema. Outra questão que devemos ter em mente, é que a repetição desse hábito pode se tornar um padrão de comportamento, pois tudo aquilo que praticamos repetidamente, acabamos nos tornando bons. Portanto, se o que praticamos diariamente é a reclamação, nos tornaremos especialistas.
É extremamente desagradável estar próximo de alguém que apenas vê o lado ruim de tudo. Dependendo do nível de negativismo, os problemas não param por aí, porque o próprio indivíduo começa acreditar no que diz e se acha o dono da verdade absoluta.
O reclamão, no inverno reclama do frio. No verão, lamenta que o calor é intenso demais. Na cidade onde vive, reclama que não existe novas obras, mas se algo novo é inaugurado, diz que o gasto foi desnecessário. As redes sociais se tornam um grande painel dos problemas do planeta, ou ferramenta de perseguição, acreditando que tudo que é postado é uma indireta.
Geralmente todos nós temos um conhecido reclamão, o “aporrinhador” da paciência alheia e que costuma ser evitado tanto quanto possível, daqueles que quando você o vê, procura mudar o caminho para não passar perto. Saiba que reclamar pode ser uma doença e há como mudar esse hábito que, além de muito desagradável, costuma isolar quem o pratica. Trata-se de um problema que pode deixar a pessoa mais solitária do que já é, caso a mesma não reflita sobre suas atitudes ou se trate.
Enfim, sabemos que somos humanos e tem horas que reclamar realmente é uma forma de demonstrar nossas insatisfações diante dos problemas que vivemos, e de nossa sensação de impotência frente ao que não podemos controlar. Porém, precisamos cuidar para que isso não se torne uma conduta de vida, nos fazendo vítimas das circunstâncias em vez de agentes de transformação, como seres responsáveis pelos nossos atos e escolhas.
Bob Marley já dizia: “Pare de reclamar da vida e faça algo para mudar”.
Até a próxima!
Wantuyr Tartari