Presidente Epitácio e Nova Porto XV celebram Nossa Senhora dos Navegantes

 

 

Os fiéis católicos de Presidente Epitácio (SP), e do Distrito de Nova Porto XV (MS) e celebraram nesta quinta-feira (15), o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores e navegantes. Centenas de fiéis católicos são esperados para a 71ª procissão e missa de coroação em homenagem à santa.

Andores com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e demais Santos serão conduzidos por duas embarcações em procissão fluvial, com partida do Píer do Distrito da Nova Porto XV, ás 7 horas - horário Brasília.

As imagens serão recebidas pelos fies epitacianos no Píer da Orla, onde seguem em procissão terrestre, pela via Juliano Ferraz Lima até a capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Tibiriçá. A celebração da missa está marcada às 10 horas - horário Brasília. Após a missa, as imagens retornam para a Nova Porto XV.

A celebração de Nossa Senhora dos Navegantes está incluído no calendário de eventos do Estado de São Paulo.
Em Presidente Epitácio a celebração é organizada pela Prefeitura, através da Secretária de Turismo, em parceria com a paróquia São Gerônimo, responsável capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes.

Eclusa do Jupiá continua fechada

Desde o segundo semestre de 2018, a eclusa da Usina do Jupiá - Engenheiro Souza Dias, no rio Paraná está paralisada para a passagem de barcos.

A China ThreeGorges Corporation (CTG), empresa que comprou a concessão de exploração da Usina alega problemas técnicos, relacionados à eclusa da Usina Hidrelétrica que impede passagem de barcos.

Por conta desta paralização, o barco de turismo Odisséia foi impedido de fazer a eclusagem e não fará a procissão com cerca de 500 fiéis.




 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 
   
   
   
   
   
   
   

 

Atualizado: 13/08/2019 às 11h30