Prefeitura intensifica cuidados nas praias municipais

 

 

Oficialmente o verão brasileiro em 2019 começa no dia 21 de dezembro, porém com as altas temperaturas registradas em Presidente Epitácio levam a Prainha da Orla e para o parque municipal O Figueiral centenas de pessoas aos finais de semana.
Preocupada com a segurança dos banhistas, a Prefeitura de Presidente Epitácio instalou diversas placas que indicam os perigos que os frequentadores das praias correm ao ultrapassarem as linhas demarcatórias.

Para reforçar o efetivo dos Bombeiros Municipais, que atualmente conta com 9 profissionais, a Prefeitura está organizando um processo seletivo para a contratação de 2 novos servidores.

Os Bombeiros Municipais trabalham em escala de 12X36, com 2 profissionais por turno durante a alta temporada.
Recentemente a administração municipal adquiriu 9 nadadeiras e 9 snorkel – óculos com respirador. O pedido foi empenhado e enviado à empresa Rota Sub de São José do Rio Preto, no dia 23 de outubro, que pediu 2 semanas de prazo para entrega.

Além destes equipamentos, está sendo providenciado a compra de 2 kits Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - equipamento que dispõem de itens para tratar da prevenção de acidentes e auxiliar o profissional da saúde nas situações de resgate, emergência.

Na semana passada novas fardas foram entregues aos 9 efetivos que compõe os Bombeiros, além da aquisição de novas camisetas para o exercício das atividades diárias. Também foram adquiridos 9 apitos profissionais.

A Prefeitura informa também que será destinado aos Bombeiros Municipal 2 veículos – 1 ambulância e 1 utilitário - que atualmente encontram-se em manutenção. Há previsão de entrega destes veículos são de 2 semanas.

A prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan, explica que em contato com o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, foi informada que o uso de Jet Ski nas praias epitacianas não é aconselhável, devido a pouca extensão de praia. A prefeita também foi orientada que em Epitácio a natureza aquática não produz ondas capazes de arrastar o banhista para o meio do rio.

Segundo a prefeita em 2017 todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para o salvamento foram adquiridos e entregues aos Bombeiros Municipal. A prefeita explica que alguns destes equipamentos são de uso coletivo – Kit Cipa e nadadeiras – e outros de uso individual – apitos, snorkel e uniformes.

Dicas para os banhistas
Evitar a entrada no mar após fazer uma refeição e/ou ingerir bebidas alcoólicas.
Ter preferências por comidas leves.
Evitar deslocar-se muito para o fundo, tendo a água na altura da cintura.
Respeitar o limite para banhistas.
Ter cuidado com depressões e bancos de areia.
Manter sempre as crianças à vista;
Atenção aos locais apropriados para prática de esporte.





 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 
   
   
   
   
   
   
   

 

Atualizado: 06/11/2019 às 14h40