Cidade Hotelaria Gastronomia Diversão Comércio Saúde Classificados Tel. Úteis

 

 Semana do Meio Ambiente 2014 – Presidente Epitácio

 
 

O projeto Cidade Verde convida todos os munícipes do Oeste Paulista a estarem presentes na Semana do Meio Ambiente do dia 02 a 07 de junho de 2014.

Abaixo estaremos repassando a agenda de programação referente a Presidente Epitácio, a terra brazuca onde existe um sol para cada um e agora é também o por do sol mais bonito do Brasil.

A intenção  é informar das ecos-atividades que irão acontecer em cada cidade da região e com isso solicitar a todos presença, se assim puder, para aumentar ainda mais a consciência e claro a eco-cidadania.

Não é fácil organizar a questão Ambiental, ainda mais que é um tema recente para a maioria dos governantes públicos e privados, além de toda uma cultura populacional estar baseada na exploração, se preocupar com a re-população dos recursos naturais se faz necessária. Nós, no Planeta Terra inteiro, aprendemos somente a extrair e usar, jogando fora depois que não é mais servível, mas a questão econômica aliada a escassez esta mudando totalmente o conceito cultural da educação de berço ao ensino escolar além da pratica comercial.

Portanto para que esta mudança aconteça, é preciso insistentemente estar promovendo eventos na área, associar ações e eco-atitudes em tudo, do riscar de um fósforo a assinar um projeto de condomínio habitacional, devemos sempre pensar como estar sustentável.

Em parceria com Epitácio Verde, Apoena, Sesi, Desbravadores, ACIPE, AESTUR, Colonia de Pescadores, Gelatina Rousselot, JBS-Friboi, Calçados Cinderela, Episat Moveis, Prefeitura Municipal de Presidente EpitácioComerciantes e Industriais epitacianas, apresentamos o cronograma (programação) das eco-atividades, conforme abaixo. A Programação foi definida pela Diretoria de Meio Ambiente de Presidente Epitácio.

 





 

No decorrer da semana...


Palestra e plantio abrem a Semana do Meio Ambiente. (02/06)
Com palestra do promotor Nelson Roberto Bugalho, e plantio de mudas de Ipês, o prefeito Sidnei Caio da Silva Junqueira, o “Picucha” , abriu oficialmente a Semana, comemorada entre o dia 2 e 7 de junho.


A cerimônia de abertura teve lugar no anfiteatro “João Brilhante” (Parque da Orla), com a participação do secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Antônio Domingos Dal Más, que em nome do prefeito, declarou aberta a Semana. Também compuseram a mesa o diretor municipal de Meio Ambiente, professor Ademir Alves de Oliveira, junto com o presidente da Câmara, vereador Acir Murad, o ambientalista Djalma Weffort (Apoena), a presidente da Associação dos Recicladores de Presidente Epitácio, Erica Petrucio.

 

De aulas sócio-educativas no Centro de Estudos Ambientais, através dos palestrantes Naira Albuquerque, Genildo Roberto, Bruno Minini e Felipe Polizzer, que estão repassando alguns conceitos sobre preservação ambiental, depredação dos recursos naturais da fauna aquática e cidadania.(03/06)

Com atividades simultâneas, esta ocorrendo pela cidade eventos como plantio de árvores nativas, estaqueamento de árvores, organização ambiental, mapeamento de resíduos eletrônicos e identificação de pontos que necessitam atenção de recuperação, manejo ou preservação ambiental urbana ou rural ou de mata ciliar ou mesmo em reservas.

Estão participando das atividades alunos dos colégios estaduais e municipais, empresas como Sabesp, CESP, Gelatina Rousselot, Episat Moveis, Cinderela Calçados, Bellenus Bar e Restaurante, Acipe, Colonia de Pescadores, SESI - Serviço Social da Industria, Prefeitura Municipal através de suas secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Negocio Jurídicos, Agricultura, Educação e Diretorias de Meio Ambiente, Transito, Cultura e Esporte, Apoena - Associação de Proteção da Bio Diversidade da Bacia do Paraná, ARPE - Associação dos Recicladores de Presidente Epitácio, Espaço Criança, APA-RECA - Associação de Proteção Ambiental e Recuperação do Córrego da Anta e cidadãos de diversos seguimentos e etnias.

 
 

 

Epitácio entra no terceiro dia de atividades (04/06).
Em Presidente Epitácio, no terceiro dia de atividades alusivas á Semana do Meio Ambiente, a reserva ecológica do “Córrego do Veado” (Apoena), ganha mudas de espécies nativas plantadas por autoridades e alunos da escola pública. “ A iniciativa, além de promover sustentabilidade, incentiva e conscientiza as novas gerações sobre a importância de se recuperar e  preservar”, disse o diretor municipal do Meio Ambiente, Ademir Alves de Souza. Também, conforme Oliveira, “influencia de forma positiva no caráter dos cidadãos e cidadãs sobre intervenções que trarão resultados vitais às gerações futuras”.


O presidente da Apoena, Ong ambiental, jornalista e ambientalista Djalma Weffort, propõe que mais atividades devem ser realizadas nas unidades de proteção ambientais com a perspectiva de que o planeta, enquanto ser vivo, agradece e gratifica nas diversas formas de vida.
Para a atividade compareceram: o prefeito epitaciano Sidnei Caio da Silva Junqueira, o “Picucha”; os secretários municipais de Turismo, Frank Zocante Duranti; e de Agricultura, Marcelo Martelli Matos.


Também participaram, o presidente da Associação de Preservação Ambiental Reserva Ecológica do Córrego da Anta, Sergio Mauricio Xavier, o “Felão”; o ambientalista Eduardo David da Silva Schebuk; o gerente da Sabesp local, Virgílio Antônio Melchior; a sra. Bernadete Querubim, representante do promotor de Meio Ambiente, Nelson Roberto Bugalho; os Policiais Militares (Proerd), Ismael Rodrigues dos Santos e Marisa Pereira da Silva.

 
 

 

Para se comemorar esta data, a Organização das Nações Unidas - ONU, tem como ponto de referencia, estar presente a um local que tem fator marcante sobre as questões da biodiversidade planetária (05/06).

Este ano, o local escolhido foi Barbados, um país insular soberano nas Pequenas Antilhas, na América Central, sendo o país mais oriental do Caribe. Possui 34 quilômetros de comprimento e 23 quilômetros de largura, cobrindo uma área de 432 km² e que tem o maior contingente de captação de energia através dos raios solares do planeta.

Quem sabe um dia podemos estar no mesmo patamar de referencia em alguma exploração de recursos naturais e inseridos na recuperação de nosso eco sistema.

Mas dando pequenos passos, seguimos, hoje em Presidente Epitácio, estaremos comemorando o DMMA com um curso de capacitação para professores, empresários, lideranças políticas e publico em geral, sobre Mata Ciliar, aquela que tem como principal função reter o assoreamento de nossos rios, riachos, córregos.

 
 

Finalizando a Semana do Meio Ambiente (06/06).

Com alunos da 7ª (sétima) série do ensino fundamental do Colégio Estadual Murgel, acompanhados pelo senhor Djalma Weffort, presidente da Associação em Defesa do Rio Paraná e Seus Afluentes - APOENA, Eduardo David Schebuk - Epitácio Verde e do Diretor de Meio Ambiente do Município de Presidente Epitácio, professor Ademir Oliveira, puderam receber conceitos e atitudes sobre a importância da preservação, recuperação e manejo das matas ciliares. Os profissionais do Centro de Estudos de Impactos Ambientais da Companhia Energética de São Paulo - CESP, a Bióloga Cristina Cunha Garcia e o Geólogo Herculis Douradinho, ministraram uma aula apostilada sobre os fundamentos de mata, terrenos, erosões, voçoroca, bacia hidrográfica, proteção contra o assoreamento dos rios, córregos, mangues e riachos.
Ao final do curso, o geólogo Herculis Douradinho, fez uma experiência comparativa entre 02 (dois) cenários:

1º (primeiro): foi colocado um ambiente simulando área degradada, onde com rega foi simulado a chuva e os efeitos que ocorrem em cima do solo degradado.

2º (segundo): Foi feito a mesma simulação de chuva, mas agora em cima de uma vegetação.

O grande momento da comparação é que os participantes compararam o tempo que leva da água da chuva correr o solo até chegar ao rio e qual é a qualidade e volume do chega.
Para finalizar houve entrega de cartilhas e mídia de armazenamento de dados contendo as informações e musicas sobre o tema exposto. As musicas aliais, são todas compostas pelo eco músico Nelson Pego, epitaciano.

 
 

 

Atualizado: 06/06/2014 às 14h21