Cidade Hotelaria Gastronomia Diversão Comércio Saúde Classificados Tel. Úteis

 

Polícia Militar alerta sobre uso de bicicletas elétricas e intensifica fiscalização

 

 

A 2ª Companhia de Polícia Militar de Presidente Epitácio vinculada ao 42º Batalhão alerta sobre a utilização de bicicletas elétricas e motorizadas.

Conforme nota expedida pelo órgão na última semana assinada pelo comandante, Alexsander Ribeiro, a PM observa que o número de ciclomotores, bicicletas motorizadas e ciclo-elétricos cresceu demasiadamente e a circulação nos municípios, na maioria das vezes, está sendo realizada sem equipamentos obrigatórios, entre eles, o capacete, e conduzidos muitas vezes por pessoas inabilitadas e sem os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

“É importante esclarecer que a partir do momento que alguém adapta motor em uma bicicleta, o veículo passa a ser considerado um ciclomotor e, para tanto existe legislação específica, que exige o condutor possuir autorização para conduzir ciclomotor ou carteira nacional de habilitação (CNH), na categoria “A”, informa”.

Outra questão preocupante, segundo a PM, é a nova moda de acoplar motores nas bicicletas de forma caseira. Além de infringir as legislações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), esse procedimento implica em outro problema apontado para o uso desses veículos, que é a questão da idade e a responsabilidade penal do condutor, caso ocorram acidentes.

Ainda, a PM frisa que com objetivo de preservar a segurança viária e a integridade física das pessoas, além de coibir o uso indevido deste tipo de veículo, está intensificando a fiscalização e removerá ao pátio municipal todos os veículos surpreendidos de forma irregular. Em Presidente Epitácio, as apreensões já tiveram início. O total de veículos apreendidos até o momento, no entanto, não foram informados.

A Fronteira




 

   
   

 

Atualizado: 10/07/2014 às 15h30