Cidade Hotelaria Gastronomia Diversão Comércio Saúde Classificados Tel. Úteis

 
Com baixa colaboração, Epitácio trava batalha constante contra acúmulo de lixo  
Patricia Dombi, Marcos Aurélio Dombi, Guacira Ferraz, Bruno Minini, Ricardo Bezerra, Ademir Alves de Oliveira, Antonio Domingos Dal Mas, Antonio Lauro e
Luiz Simione

Eduardo David Schebuk, Professor Ademir e Dal Mas

O Secretário de Planejamento, Economia e Meio Ambiente da Presidente Epitácio, Antonio Domingos Dal Mas afirmou que o resultado do descarte inadequado de resíduos é grave em sete pontos da cidade. O setor de obras efetua limpeza e faz mutirões, mas em seguida os morados recomeçam a depositar entulho nos locais.

A declaração foi feita na reunião do grupo Epitácio Verde, realizada ontem (06/05) no CEA – Centro de Estudos Ambientais. De acordo com ele há acúmulo de detritos da construção civil e galhadas em pontos como a Vila Esperança e Jardim Renascer, por exemplo.  O comerciante Luiz Simione reclamou muito da situação do Anel Viário, classificando-a como “vexatória”.

Os ecos-cidadãos do projeto Epitácio Verde sugeriram levar o assunto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e à Câmara de Vereadores, para criação de leis punitivas para descarte inadequado de lixo.

“Temos que discutir e elaborar ações simultâneas de conscientização, e fiscalização. Fazendo disso crime ambiental”, disse Dal Mas.

O Diretor de Meio Ambiente, Ademir Alves de Oliveira, acrescentou que deve ser feita uma ação junto às escolas estaduais, municipais e particulares sobre o assunto. Incluindo visitação aos locais, a fim de ter Educação Social Ambiental.



Foi sugerida cessão de uma área para receber as galhadas e folhagens e material das feiras e supermercados, para criar compostos orgânicos usados no plantio ou recuperação de áreas degradadas. Quanto aos resíduos de construção civil, foi proposta a aquisição de uma máquina para triturar e reaproveitar este material. 

O Plano de Resíduos Sólidos do município que está em fase de finalização, prevê medidas e penas a infratores. Ainda essa semana o plano será apresentado em reunião do Epitácio Verde. 

Schebuk e o engenheiro agrônomo Ricardo Bezerra iniciaram a limpeza dos berços de mudas plantadas no CEA. Mas a pedido do Diretor de Meio Ambiente a atividade foi suspensa para que o próprio setor público efetue esta tarefa.

 

atualizado:07/05/2014 às 11h15