Cidade Hotelaria Gastronomia Diversão Comércio Saúde Classificados Tel. Úteis

 

Agricultura de Epitácio alerta para vacinação contra Brucelose

 

 

A prefeitura de Presidente Epitácio por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária alerta os proprietários de bovinos quanto a importância da imunização do rebanho contra a Brucelose.
Conforme informações do setor, a Brucelose é uma zoonose, portanto, pode ser transmitida ao homem, causando doença grave.

A transmissão ocorre por contato direto com animais infectados, consumo de carne crua ou mal cozida ou pelo consumo do leite e seus derivados não pasteurizados, como o queijo fresco, que costuma ser fabricado com leite cru, sendo uma importante fonte de transmissão da doença para o homem.

Ainda conforme dados da Agricultura, a vacinação do rebanho bovino contra a brucelose é obrigatória em todas as fêmeas entre três e oito meses de idade, sendo efetuada em dose única por médico veterinário.

O secretário Marcelo Martelli Matos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária alerta que a manipulação da vacina, frascos, seringas e agulhas deve ser feita com muita cautela, pois a vacina para bovinos pode causar a doença em humanos se manipulada de forma inadequada.

A Secretaria de Agricultura Municipal também auxilia os pequenos produtores rurais quanto à vacinação contra a Brucelose, disponibilizando veículo e médico veterinário para a execução do serviço, que é gratuito.  A campanha ocorre entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro. 

É necessário apenas que os proprietários façam a aquisição das vacinas com receita fornecida pelo próprio veterinário da Secretaria da Agricultura e agendar a data de sua vacinação.
“A não vacinação contra a brucelose impede o produtor rural de gerar a nota fiscal para comercializar seu rebanho ou parte dele”, concluiu Matos.




 

   

 

Atualizado: 02/10/2014 às 16h00