Epitacio Hoteis e Pousadas Restaurantes e Lanchonetes Lazer e Eventos Estabelecimentos Medicos e Consultorios Compra e Venda Telefones e Endereços


Venha pescar em Presidente Epitácio!
Veja: Contos de Pesca    
    Veja: Pesca em Epitácio
O que é a Piracema?                

Blog Cremonesi

Se você começou a pescar agora, com certeza ainda não sabe tudo sobre a Piracema. Para os mais leigos a palavra Piracema pode até soar como o nome de uma espécie de peixe, mas a na verdade esse é o termo que classifica o período de reprodução dos peixes.

A Piracema é o movimento que os cardumes fazem contra a correnteza, nadando rio acima, para alcançar as nascentes e as cabeceiras dos rios para desova de ovos. É um período muito importante de reprodução das espécies de peixes e que deve ser respeitado. Por esse motivo, a pesca durante o período de Piracema é extremamente proibida.

De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança também é vetado durante esse período.

Se você for pego pescando durante a Piracema, poderá pagar uma multa mínima de R$ 700, ter todo seu material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental. O órgão responsável pela inspeção do período da Piracema é a Polícia Militar Ambiental. Fique atento a esses períodos de pesca proibida para evitar problemas!

Na maior parte do Brasil, o defeso começa a partir do dia 01 de novembro e se estende até 01 de março do ano seguinte.

O que é permitido durante a Piracema:

Você pode praticar a pesca durante o período da Piracema sem violar a lei, desde que seja dentro das seguintes condições:

Atenção a áreas não restritas

A pesca pode ser realizada em área não restritas somente na modalidade desembarcada e utilizando linha de mão, caniço simples, vara de pescar com molinete ou carretilha.

Respeite as cotas de captura e transporte.

 
Pesca ao Tucunaré
   
 
Pesca a Piapara no Paranazão

   
  - Guia de Pesca
   
Brilhantina Marquinho
Telefone: (18) 99746-5916
Israel Gomes dos Santos
Telefone: (18) 98121-5963
 
 
- Espaço do Pescador
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- Nos envie suas fotos de pescaria no lago Paranazão, que a partir de uma seleção, ela pode ser exposta em nossa capa principal. Envie a foto através do email: abcarte@terra.com.br

 

Receba novidades
Inscreva seu email e receba newsletters!
 
 

.