Confira as crônicas criadas por Wantuyr Tartari!
   
RÁDIO CORREDOR   SEU COPO ESTÁ MEIO CHEIO OU MEIO VAZIO?   VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A) PARA ENVELHECER?
Se antigamente era necessário estar fisicamente perto para disseminar conversas falsas, hoje em dia tudo acontece via aplicativos e redes sociais, mas você sabe o que é a rádio corredor? É a famosa fofoca de bastidores que leva esse nome pelo comportamento padrão que era visto em conversas paralelas nos corredores.   Quando alguém pergunta se você tem hábito de ver o copo meio cheio ou meio vazio, pode estar querendo saber se você nota os fatos positivos da vida com mais frequência que os negativos, ou seja, qual é a sua perspectiva?
Uma das belezas da visão é que quando olhamos uma planta em um vaso, por exemplo, não vemos apenas uma simples imagem.
  Que tal começar a traçar planos, adotar um estilo de vida saudável e pensar com carinho no seu envelhecimento.
Há algum tempo atrás, pensar sobre o processo de envelhecimento poderia estar diretamente associado a doenças, incapacidade, ou até mesmo o fim da vida. Hoje, existem informações e práticas para tornar este processo menos impactante.
   
O PODER TERAPÊUTICO DAS PLANTAS   NUNCA DEIXE DE SONHAR!   A CURA ATRÁVES DA MÚSICA
Nos últimos anos, o papel positivo do hábito de cultivar plantas para a saúde mental tem nos mostrado que mexer com a terra traz ganhos em relação à vida agitada das pessoas, diminui a ansiedade, depressão e até controla doenças como diabetes e hipertensão.   Sonhos inspiram a gente a viver, nos fazem acreditar que podemos ter dias melhores. Certa vez ouvi que um homem sem sonhos, é um homem sem destino. Sonhos merecem virar realidade, eles não caem do céu e nem são realizados num passe de mágica. Sonhos são inspirações para que você faça a diferença no mundo.   Para a ciência, não há dúvidas de que a música tem um impacto nas emoções, no comportamento e até na saúde de cada um de nós. Quando tocamos um instrumento ou ouvimos alguma gravação, diversas áreas do cérebro são instigadas, regiões responsáveis por atividade motora, memória, linguagem...
   
CHEIRO DE CAFÉ   AS RUAS DA MINHA CIDADE   NINGUÉM ATIRA PEDRAS EM ÁRVORES SEM FRUTOS
O hábito de tomar café está enraizado na cultura brasileira de muitas maneiras. Entre a família e os amigos, é sempre uma forma de compartilhar alegria, uma boa prosa, momentos de união e lazer. No trabalho pode significar uma pausa para um momento de descontração, descansar a mente e até bater um papo rápido com os colegas. Até em reuniões de negócios, lá está o café como uma forma de humanizar a pauta profissional.   A rua é um fator da vida das cidades, ela tem alma! Sim, é isso mesmo! Há ruas honestas, sinistras, nobres, bucólicas, delicadas, trágicas, depravadas, puras, infames, sem história, as velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira, as guerreiras e as perigosas, entre tantas outras.   (...) Com base nessas atitudes foi que surgiu a expressão: “Ninguém atira pedras em árvores sem frutos”, ou seja, as pessoas não atacam quem não tem valor, mas sim, quem possui características ou qualidades que incomodam.
   
TEM BOI NA LINHA   FATO OU FAKE?   GENTILEZA GERA GENTILEZA
Você sabe a origem da expressão: “Tem boi na linha”? Dizem que ela surgiu por ocasião da primeira estrada de ferro construída no Brasil, a Estrada de Ferro Mauá. Como a estrada não era cercada, o gado da região encontrava facilidade de passear sobre os trilhos.   Você sabe o que é Fake News? É um termo em inglês que significa notícias falsas, criado para representar a divulgação de conteúdos duvidosos, esse tipo de prática, além de ser um crime, pode causar sérios danos a quem compartilha e até mesmo para o alvo de informações inverídicas.   A onda da gentileza no Brasil teve início com a célebre frase de José Datrino, mais conhecido como o "Profeta Gentileza", quando disse que "gentileza gera gentileza". Esse homem simples, nascido em uma família de 11 irmãos no interior de Cafelândia/SP, desde menino se destacava por seu comportamento atípico, fazia questão de espalhar na escola e aos amigos, que tinha uma missão na Terra.
     
VIDA NO INTERIOR   O QUE ESCONDEM AS MASCARAS?    
Morar no interior é um prêmio para famílias que querem fugir da agitação da cidade grande, porque municípios pacatos geram uma sensação de calmaria nas pessoas que viveram em lugares agitados.   A maioria de nós passa toda a vida usando máscaras. Quando digo isso, não é referente às máscaras tão popularizada durante a pandemia da Covid-19, mas sim, a máscara que em muitos momentos nos faz acreditar na própria mentira.    

 

Quer receber novidades?
Inscreva seu email e receba newsletters!